Tempo de leitura: 2 minutos

Quem pratica os dois tipos de exercício tem tendência menor à obesidade do que quem faz um só

Unir musculação e aeróbico

Que tipo de exercício é mais eficiente para controlar o peso: aeróbico ou musculação? Segundo um novo estudo, o ideal é fazer um pouco de cada, explica um artigo do The New York Times.

Depois de analisar os dados de saúde de quase 1,7 milhão de pessoas, pesquisadores australianos descobriram que as chances de manter o peso considerado ideal são maiores para quem faz exercício aeróbico e de força –pelo menos ocasionalmente.

aerobico-vs-musculacao

Unir musculação e aeróbico

Os dados também mostram que quem se exercita, de qualquer modo, tem menos tendência à obesidade –uma preocupação no campo da saúde, uma vez que pessoas obesas têm mais chance de ter problemas como diabetes, doenças do coração, artrite, demência e mortes prematuras.

Segundo o estudo, os homens e as mulheres que disseram fazer tanto exercícios aeróbicos como de força tinham 50% menos chance de serem obesos do que os que afirmaram ser sedentários –em relação a quem fazia um só tipo de atividade física, as chances eram 20% menores.

“Fazer aeróbico ou musculação é bom para ter um peso saudável, mas fazer ambos é melhor”, afirma Jason Bernie, um dos autores do estudo. Ele e os colegas acreditam que os exercícios aeróbicos e a musculação produzem efeitos diferentes no metabolismo, na produção de hormônios e no apetite, e por isso remodelam nosso corpo –e a mente– para reduzir a probabilidade de ganhar peso.

Artigo de: Viva a Longevidade

3 planilhas de treino para iniciantes voltado para a musculação com duração de 12 semanas. Ideal para homens e mulheres que sejam iniciantes ou pessoas que queiram voltar a suas atividades. Treino de musculação e aeróbico.

aerobico-vs-musculacao